Prefeitura abre cadastramento de artesãos atuantes no município
Cadastro será exigido para exposição dos produtos na cidade
Publicado em 17/05/2024 09:16
Com o objetivo de quantificar e obter informações precisas sobre o artesanato em Viçosa, bem como licenciar os artesãos residentes no município para a exposição de seu trabalho, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa, por meio do Departamento de Turismo, abre o cadastramento dos agentes do segmento.
O cadastro dos artesãos e artesãs viçosenses age em conformidade com o Decreto nº 5.947/2023, que regulamenta a Lei Municipal nº 2.718/2018, o qual trata sobre a responsabilidade do Departamento de Turismo de organizar e autorizar feiras de artesanato no município, além de cadastrar e emitir documento de identificação dos artesãos residentes em Viçosa para a exposição de seus trabalhos.
Para se cadastrar, a pessoa interessada deve acessar o formulário online de cadastro e preencher todos os campos obrigatórios. Como anexos, são exigidos os seguintes documentos: de 3 a 5 fotos dos produtos artesanais que serão comercializados; uma foto do artesão requerente (de rosto), em boa qualidade; um vídeo produzindo o seu artesanato (de, no máximo, 10 segundos); cópia de um documento de identificação com foto (RG ou CNH); e comprovante de residência em Viçosa.
Finalizado o preenchimento do formulário, o Departamento de Turismo fará a conferência dos dados, dos documentos anexados e dos produtos, para garantir que estes sejam, de fato, parte do segmento de artesanato. Após validada a inscrição, serão confeccionadas as carteirinhas e identificações para que os artesãos cadastrados possam expor seus produtos em Viçosa. Os inscritos serão incluídos, ainda, numa página específica para o artesanato no Portal da Cultura de Viçosa, com a possibilidade de divulgar os itens produzidos pelos artesãos e como adquiri-los. O primeiro lote de cadastramento será finalizado no dia 16 de junho. Depois desta data, as novas inscrições serão analisadas mensalmente.
Com o lançamento do cadastro e conforme o decreto que regulamenta a atividade, a partir de 17 de junho, só poderão expor seus trabalhos os artesãos credenciados e autorizados pelo Departamento de Turismo; o artesão que não tiver esta identificação e autorização poderá ser notificado e ter sua retirada do local solicitada pelo Departamento de Fiscalização.
Caíque Jacob, chefe do Departamento de Turismo, reforça que “o preenchimento deste formulário é de extrema importância para que tenhamos uma base de dados sólida onde conste a quantidade de artesãos em Viçosa, bem como o tipo de artesanato que é produzido na cidade”. O gestor ressalta, ainda, que esta é uma forma de organizar o setor para eventuais feiras e eventos que venham a ser realizados, contemplando todos os tipos de artesãos e artesanatos na cidade.
Cadastre-se como artesão aqui
por Secretaria de Cultura