Turmas de dança do CEA se destacam em festivais no segundo semestre
Grupos participaram de competições em Curitiba, São João del Rei e Ubá
Publicado em 04/11/2024 16:00
O segundo semestre de 2024 tem sido agitado para as turmas de dança do Centro Experimental de Artes (CEA). Em julho, setembro e outubro, alunos do projeto, vinculado à Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Viçosa, participaram de competições em Curitiba, São João del Rei e Ubá, destacando a força da arte viçosense.
De 05 a 07 de julho, aconteceu a 21ª edição do Festival Internacional de Hip Hop (FIH2), na cidade de Curitiba-PR. O evento, considerado um dos maiores do segmento na América Latina, contou novamente com a participação das turmas intermediária e avançada de Danças Urbanas do CEA, V8 e Na Manha Crew, respectivamente. Ambos os grupos foram classificados para a competição na seletiva realizada em parceria do Conexão Hip Hop com o FIH2.
Na Manha Crew | Foto: FIH2
Para se apresentarem em Curitiba, os alunos do Centro Experimental e equipe técnica contaram com o apoio da Secretaria de Cultura de Viçosa, que pôde auxiliar a ida de 54 pessoas para o evento. Neste ano, a V8 Crew alcançou o 14º lugar na categoria Sênior e o Na Manha Crew conquistou a 5ª posição entre os grupos Avançados com sua impactante coreografia “Inanição”, concebida pelo professor Filipe Fil e seus alunos. Além de representar a cidade participando das mostras competitivas, nas quais as turmas viçosenses são sempre aclamadas, os alunos têm a oportunidade de fazer workshops com grandes nomes do Hip Hop e de aprender com artistas de vários estados.
Já em setembro, foi a vez da turma avançada de Ballet do Centro Experimental de Artes levar o nome de Viçosa para fora da cidade. Entre os dias 14 e 15, as alunas do projeto participaram do Festival Amadança, edição São João del Rei, competindo com a coreografia “Fadas Cozinheiras”, dirigida por Cleison Lana. Esta foi a primeira turma de balé do projeto a participar de uma competição, em uma estreia mais do que emocionante: as meninas garantiram a segunda colocação em sua categoria, mostrando o gigantesco potencial do ballet do CEA.
Ballet CEA | Foto: Santanas Fotografia
Mais do que o troféu de vice-campeãs, as alunas voltaram para Viçosa com bagagens artístico-culturais ainda mais recheadas com a experiência no Amadança: viajaram para outra região do estado, competiram pela primeira vez, assistiram a várias apresentações de diversos grupos, conheceram novas formas de dançar, se divertiram e se conectaram entre si e com participantes do festival.
Fechando a série de competições do segundo semestre, no dia 26 de outubro, a turma intermediária de Danças Urbanas do Centro Experimental de Artes, V8 Crew, conquistou o primeiro lugar da categoria Conjunto/Juvenil no 4º Festival Dança em Movimento, em Ubá. No evento, o grupo apresentou a coreografia “Liberdade de Fé”, também idealizada pelo professor Cleison Lana.
Este não foi o primeiro pódio do V8 no Dança em Movimento: na terceira edição do Festival, realizada em 2022, o grupo alcançou o segundo lugar de sua categoria. Por ficar tão próximo da primeira colocação, os bailarinos chegaram ainda mais focados em 2024: segundo Cleison, mesmo com o horário tardio da apresentação, a turma performou com muita energia, vontade e concentração, o que não poderia gerar outro resultado além de sucesso e reconhecimento. “Voltar nesse evento e poder ganhar o primeiro lugar foi muito bom, foi bem forte para eles. E ver a felicidade que eles ficaram foi gratificante para a gente, ver um projeto evoluir tanto assim”, comenta o coreógrafo.
V8 Crew | Foto: Gabriel Verbena
Após as conquistas, o trabalho das turmas de dança do Centro Experimental de Artes continua com a preparação para a Mostra Artística de 2024, programada para o dia 19 de novembro, no Espaço Fernando Sabino. Neste ano, o projeto traz um espetáculo inédito em homenagem a Gilberto Gil. Mais informações sobre a Mostra serão disponibilizadas em breve.
por Secretaria de Cultura